Baixa representação: apenas 2% dos candidatos nas últimas eleições eram produtores rurais
Uma análise aprofundada das candidaturas recentes revela uma surpreendente subrepresentação do agronegócio nas urnas brasileiras. Apesar de ser um pilar fundamental da economia e empregar milhões, o setor viu apenas uma pequena parcela de seus profissionais buscando cargos eletivos, levantando questões sobre a voz do campo na formulação de políticas públicas.

Divulgação
O agronegócio, motor pulsante da economia brasileira e pilar fundamental para a segurança alimentar do país, encontra-se diante de um paradoxo notável no cenário político nacional. Uma investigação detalhada das candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as últimas eleições gerais apontou que apenas uma parcela mínima dos aspirantes a cargos eletivos declarou-se como agricultor, pecuarista ou produtor agropecuário, suscitando um debate sobre a verdadeira voz do campo nas instâncias de poder.
De um total de mais de 20 mil candidaturas oficializadas em todo o Brasil – abrangendo desde a Presidência da República até as cadeiras de deputados estaduais e distritais, bem como vices e suplentes –, somente 432 indivíduos, o que corresponde a meros 2,05%, identificaram-se com a atividade agropecuária como sua principal ocupação. Este índice contrasta dramaticamente com a relevância do setor para a nação. O agronegócio é responsável por aproximadamente 4,28% da população ocupada do país e contribui com cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) quando se considera a produção primária, porcentagem que salta para aproximadamente 25% ao se englobar toda a sua vasta cadeia produtiva.
A representação por cargo eletivo
A análise por cargo revela um quadro ainda mais acentuado de baixa representatividade. Para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, nenhum dos candidatos declarou a agricultura ou pecuária como sua ocupação principal. No âmbito dos governos estaduais, dos 201 postulantes ao posto de governador, apenas três, equivalentes a 1,49%, eram provenientes diretamente do setor agropecuário. Entre os senadores, a proporção é ligeiramente maior, com 12 dos 218 candidatos (3,77%) identificados com o campo. Já nas disputas por vagas na Câmara dos Deputados, que somaram 7.627 candidaturas, 2,46% (138 candidatos) tinham ligação direta com a produção rural. O cenário se repete e se intensifica nas assembleias legislativas e Câmara Distrital, onde apenas 1,97% (232 de 11.726) dos candidatos a deputados estaduais e distritais eram produtores rurais.
Panorama regional: quem representa mais e quem representa menos
Quando a lupa é aplicada à divisão por estados, as disparidades ficam evidentes. Rondônia emerge como a unidade federativa com a maior porcentagem de candidatos vinculados diretamente ao campo, com 5,02% das 438 candidaturas locais declarando-se agricultores, pecuaristas ou produtores agropecuários. Esse dado sublinha a forte vocação agroindustrial da região. Em contrapartida, o Rio de Janeiro registrou a menor proporção, com apenas 0,38% do total de seus candidatos possuindo tal identificação profissional. Essa geografia da representação política do agro levanta importantes questionamentos sobre como os interesses do setor são defendidos e priorizados em diferentes partes do Brasil, especialmente em estados onde a economia depende massivamente da produção rural.
A subrepresentação de agricultores e pecuaristas nas urnas não é apenas um dado estatístico; ela reflete um desafio estratégico para o agronegócio. A menor participação de profissionais do setor na política pode impactar diretamente a formulação de leis e políticas públicas que afetam desde o financiamento da produção e a infraestrutura logística até questões ambientais e tributárias. Garantir que a voz e as necessidades do campo sejam ouvidas nos corredores do poder é crucial para o contínuo desenvolvimento sustentável e próspero de um dos pilares da economia brasileira.
Newsletter
Escolha seus assuntos favoritos e receba em primeira mão as notícias do dia.








